Estava prevista para terminar nesta segunda-feira (06) a parada programada na produção de veículos da General Motors no complexo de Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A operação será retomada, após ter sido suspensa no último dia 30 de julho. Segundo a empresa, foi uma parada programada por uma semana para adequação da linha.
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari participou da negociação das questões trabalhistas envolvidas na parada com a GM. Conforme foi dito na reunião, a empresa precisava também ajustar a linha de produção porque ainda sente os efeitos da greve dos caminhoneiros, ocorrida em maio. A montadora foi uma das primeiras a suspender a produção, alegando dificuldade de receber matéria-prima e também de escoar a produção.
Comunicado enviado pela GM para a coluna Acerto de Contas, quando foi confirmada a suspensão:
"A General Motors Mercosul informa que realizará parada programada no Complexo Industrial de Gravataí (RS) entre os dias 30 de julho (30.07) à 05 de agosto (05.08) , retomando suas operações no dia 06 de agosto (06.08). Durante o período, serão realizados serviços de adequação da linha, visando a implantação de novas tecnologias e conceitos inovadores de manufatura.”