Inter e Grêmio ainda não desistiram do uso do VAR no Gre-Nal 441. A insistência tem sido grande nos bastidores nos últimos dias para reverter o cenário atual e modificar algo que está previsto no regulamento do Gauchão. A chance é remota e o prazo é curto, mas a informação que obtive conversando com várias pessoas envolvidas no processo é de que o uso do árbitro de vídeo no clássico do próximo domingo (25) não ainda não está 100% descartada.
Vale ressaltar duas coisas importantes. A primeira é que o regulamento do Gauchão estabelece o uso do VAR somente a partir das quartas de final, de acordo com o artigo34º.
— O uso da tecnologia de VAR será utilizado a partir da 2ª (segunda) fase da Competição (quartas de finais) até as partidas finais da 4ª (quarta) fase — diz o texto acordado pelos 12 clubes no congresso técnico da competição.
O que ocorre é que Inter e Grêmio têm batido na tecla de que o Gre-Nal não teria um impacto significativo na tabela de classificação para os demais clubes tendo em vista o contexto atual da competição. Isso minimizaria a preocupação com o desequilíbrio técnico, algo que foi argumento para a formulação do regulamento atual. Ou seja, o clássico de domingo representa muito mais impacto para as duas equipes envolvidas no jogo do que propriamente para qualquer outro time.
Diante desse cenário e do que está colocado no regulamento da competição, a segunda coisa que precisa ser dita é que a dupla Gre-Nal só conseguirá viabilizar uma mudança em cima da hora com a concordância dos demais clubes. Falei com alguns presidentes de equipes do interior ao longo do dia e não recebi nenhuma resposta negativa com maior veemência com relação à iniciativa de Inter e Grêmio.
É difícil? Sim! É impossível? Não. A frase da quinta-feira (22) é: "está 95% descartado, mas ainda não está 100%". Resta aguardar o que ocorrerá nesta sexta-feira (23) para representar um avanço e confirmar essa possível reviravolta.
Essa não é a única pendência tecnológica da reta final do Gauchão. Outra questão que está sendo discutida nos bastidores é a utilização do VAR em todos os jogos da última rodada da competição. O prazo é um pouco maior para isso, mas a operação é bem mais complexa do que executar o recurso no Gre-Nal.