Foi gol ou não? Essa foi a pergunta que todos se fizeram durante a partida do Inter contra o Palmeiras. O questionamento era sobre a bola ter entrado ou não na defesa feita pelo goleiro Weverton depois da falta cobrada por Boschilia, aos 27 minutos do segundo tempo.
A polêmica do lance aumentou na medida em que uma foto da jogada começou a circular nas redes sociais. O problema é que o ângulo frontal apresentado pode criar uma impressão falsa, sobretudo para quem olha para a trave como referência.
Nesta quinta-feira (3), tive acesso à imagem da câmera utilizada dentro do gol pela TV Globo. O ângulo é oposto e muda completamente a perspectiva de análise.
Por isso, ao escrever e opinar sobre o lance depois da partida, ponderei a necessidade de termos cautela em uma análise definitiva de que a bola entrou. Jogadas como essa são sempre mais difíceis quando a bola está alta do solo, pois perdemos a referência da linha do campo.
Comparando as duas fotos, a diferença é considerável e mostra a importância dos recursos disponíveis na cabine do VAR. O árbitro de vídeo tem todas as câmeras disponíveis para auxiliar o juiz principal e permitiu que o jogo seguisse. O ideal seria se o público sempre tivesse acesso, de forma transparente, à imagem utilizada pelo VAR para a tomada de decisão final.
Talvez a nova foto originada da câmera de dentro do gol esteja apenas criando mais uma falsa impressão, mas por um ângulo oposto.
Mas para chegar a uma conclusão mais próxima do que é o correto, sempre será melhor ter duas visões do que somente uma.
Para você, a bola entrou ou não?