Cada vez que Edina Batista entra em campo pela Série A do Brasileirão, a missão não é simplesmente apitar mais uma partida na carreira. Ela sabe que tem um papel que vai além disso. A cada escala ela está rompendo uma nova barreira. Nesta quarta-feira (10), Edina esteve em Caxias do Sul para se tornar a primeira mulher a apitar um jogo do Grêmio na história. Teve boa atuação no duelo dos gaúchos contra o Ceará. Com muita personalidade, bom preparo físico e decisões seguras, ela mostrou que está pronta para enfrentar qualquer obstáculo.
Edina acertou nos principais lances capitais da partida. Contou com o auxílio dos bandeiras para anular dois gols, um em favor dos gremistas por impedimento de Luan e um em favor dos cearenses por posição irregular de Pedro Ken. Além disso, acertou na marcação do pênalti sobre Diego Tardelli, que resultou no gol marcado por Maicon.
A atuação da árbitra não foi a primeira amostragem importante em 2019. Já são cinco jogos de Série A, além de outros cinco na Série B apitados por ela. Edina faz parte do quadro da Fifa e tem no currículo uma Copa do Mundo feminina. Tem uma história de muito merecimento na arbitragem. Edina Batista não chegou por acaso à elite do futebol masculino e a cada dia mostra que está mais do que preparada para ficar.