A estapafúrdia ideia de pulverizar Canela, na serra gaúcha, usando um avião que espalharia álcool gel pela cidade virou piada nacional e extrapolou as fronteiras ao ganhar destaque no noticiário internacional. O britânico The Guardian e outras publicações deram atenção à proposta do vereador Alberi Dias (MDB).
Em situações normais, certamente a doidivana pauta da Câmara Municipal de Canela seria uma nota de rodapé. Mas não é, porque o Brasil está no radar mundial da ameaça do coronavírus — o motivo mais preocupante é a variante de Manaus, mais viral e que infecta com mais agressividade outras faixas etárias.
Há ainda a maneira como o governo federal encara a pandemia. A resistência do presidente Jair Bolsonaro às medidas de distanciamento, isolamento e não aglomeração já não nos surpreende mais. Ao mundo, sim.
Chegar perto de 3 mil mortes por dia, imagens de hospitais superlotados e a incapacidade de receber mais pacientes ajudam a colocar o Brasil na vanguarda da tragédia. Então, com um cenário destes, na falta de uma reação melhor de parte de nossas autoridades, resta à imprensa internacional destacar uma ideia excêntrica, mostrando o quão atordoados estamos nesta guerra.