Com a renúncia de José Fortunati e a três dias da eleição, os candidatos à prefeitura de Porto Alegre se encontram em debate, nesta quinta-feira (12), pela última vez antes do primeiro turno. É o momento de maior tensão da campanha, com a alteração inesperada na corrida pela saída de um candidato com potencial, elevação no tom de críticas entre os demais e indefinição, com base na última pesquisa Ibope, sobre quem irá para o segundo turno.
Num espaço de duas horas, com chance de escolherem os temas e para quem vão dirigir as perguntas, será inevitável que os candidatos se coloquem em condições de comparação, de contraponto e de exposição de ideias para governar a Capital nos próximos quatro anos.
Assim como no primeiro encontro, também na Rádio Gaúcha e em GZH, este debate será em formato drive-in. Nosso objetivo sempre foi proporcionar um debate respeitando protocolos e pensando na segurança sanitária em primeiro lugar. Por isso, mesmo com a redução das internações por coronavírus em Porto Alegre, consideramos o modelo com os candidatos distantes e em seus carros o mais seguro.
Para o encontro desta noite, convidamos 10 dos 13 candidatos. O critério respeita a lei, que assegura o espaço para aqueles cujo partido tenha representação na Câmara dos Deputados.
A organização e os sorteios ocorreram antes da renúncia de Fortunati. Portanto, será a primeira vez que os demais candidatos vão se encontrar depois da saída de cena do petebista.
Em jogo, a decisão sobre quem passa para o próximo turno e a disputa de votos de eleitores do ex-prefeito e os ainda indecisos. No debate, além de perguntas entre candidatos, haverá um bloco em que serão feitos questionamentos de eleitores.
É a partir das 20h, na Rádio Gaúcha e ao vivo por imagens em GZH.