O Hospital de Clínicas anunciou há pouco, por meio de um comunicado aos seus funcionários, uma série de novas de medidas que alteram a rotina do instituição por causa do agravamento da crise provocado pelo coronavírus. Conforme o protocolo, o hospital chegou ao nível 4 de contingência, um dos mais altos na escala da crise.
Com isso, foram suspensos os procedimentos de transplantes, mais sala cirúrgicas serão fechadas e haverá a convocação de corpo clínico para atuar na linha de frente no atendimento a pacientes infectados pela covid-19.
O objetivo é direcionar mais pessoal, esforços, medicamentos e estrutura em geral para enfermaria e UTI para pacientes com coronavírus.
A segunda-feira (20) começou com o sistema de atendimento para covid-19 no limite da capacidade. A UTI com 93 leitos tinha 91 pacientes pela manhã. O atendimento de emergência foi mantido, mas a direção do Clínicas pede que médicos sejam criteriosos na indicação de consultas presenciais, priorizando o teleatendimento.
Leia a íntegra do comunicado
"Nas últimas semanas, apesar dos nossos esforços para abertura de novos leitos, as áreas dedicadas à covid-19 do CTI-HCPA têm se mantido com ocupação entre 95% e 98%, muito além do máximo recomendado.
Hoje, 20 de julho, amanhecemos com 91 pacientes em 93 leitos de CTI dedicados à covid-19, o que implica na impossibilidade de receber novos casos, pois é preciso que estejam disponíveis leitos para urgências de pacientes já internados. Ao mesmo tempo, estavam cadastrados 41 pedidos por leitos de CTI-Covid no Sistema de Gerenciamento de Internações (Gerint). Esta situação se reproduz nos outros hospitais da rede, retardando a admissão desses pacientes nos CTIs, o que agrava sua condição clínica.
Considerando o grave contexto acima, o HCPA passa, a partir de hoje, para o nível de contingência 4.
Todas as medidas internas previstas no PCCo para esse nível de contingência estão sendo adotadas:
· Associações fechadas.
· Fechamento de mais salas no Bloco Cirúrgico e Centro Cirúrgico Ambulatorial. Limite de cirurgias e procedimentos por dia, mesmo que essenciais (medidas já implementadas ao longo das últimas semanas).
· Suspensos todos os transplantes não urgentes.
· Convocação do corpo clínico para atuação conforme necessidade assistencial.
As ações externas previstas para esse nível de contingência estão ainda sendo discutidas entre Diretoria Médica e Secretaria de Saúde, podendo ser adaptadas ou ainda implementadas ao longo da semana:
· Emergência segue no mesmo funcionamento atual.
· As consultas ambulatoriais já agendadas/abertas estão mantidas - pedimos que as equipes assistenciais sejam criteriosas na indicação de consultas presenciais, preferindo o tele-ambulatório sempre que possível.
Lembramos que todas as ações mapeadas estão em constante revisão e podem ser antecipadas ou postergadas conforme necessidade.
GT para a Preparação de Enfrentamento ao Coronavírus
Diretoria Executiva"