O caso de duas meninas de 12 anos que viajaram de Ametista do Sul até Porto Alegre com um homem de 22 anos tem vários erros. As duas estavam desacompanhadas na rua comemorando o resultado das eleições do último domingo (6) quando conheceram o rapaz e aceitaram o convite para viajar até a Capital. Conseguiram embarcar no ônibus com o desconhecido sem grandes dificuldades.
As meninas foram encontradas após o caso ter sido relatado por familiares à Polícia. Em um primeiro momento a suspeita era de sequestro e cárcere privado, com ligação com o tráfico de drogas, o que não foi confirmado pela investigação. Uma delas foi localizada na rodoviária, tentando voltar para casa. A outra estava em Esteio com o homem, em um veículo de aplicativo. Uma delas confirmou que manteve relações sexuais com o adulto.
É importante ressaltar que não há consentimento de criança e adolescentes de até 14 anos, por mais que eventualmente elas digam sim a alguma situação. Relações com pessoas dessa idade são consideradas estupro de vulnerável. É urgente que os pais tratem de noção de consentimento com os filhos, evitando casos de abusos.