Com Ana Castela, Lauana Prado, Maiara & Maraisa e Simone Mendes no palco, o especial Amigas, gravado na quarta-feira (20), vai ao ar na Globo no dia 18 de dezembro. Juntas, essas mulheres acumulam milhões de seguidores nas redes sociais, lotam shows pelo país e acumulam recordes em plataformas de áudio e premiações.
Amigas — que terá a apresentação de Rafa Kalimann, que também conduz o Circuito Sertanejo ao lado de Kenya Sade — é a versão feminina de um clássico da TV Globo nos anos 1990, Amigos, que reuniu as duplas Leandro & Leonardo, Zezé Di Camargo & Luciano e Chitãozinho & Xororó. Mas o feminejo já merecia essa homenagem na TV aberta há mais tempo, dada a força do movimento musical e cultural que coloca em evidência o talento das mulheres no sertanejo.
A partir de 2010, essa vertente da música sertaneja consagrou Marília Mendonça (1995 — 2021), Maiara & Maraisa, Simone & Simaria, Naiara Azevedo, Paula Fernandes, entre outras, que abriram caminho para novos talentos que, hoje, seguem a mesma trilha de sucesso, como Lauana Prado, Ana Castela e Mari Fernandez.
Passou da hora da estreia de Amigas. Não vou bancar a "engenheira de obra pronta", mas seria lindo acompanhar a atração na TV aberta lá em 2021, quando o feminejo completou uma década de existência, porque as sertanejas já lotavam shows, batiam recordes e ganhavam prêmios. Que mágica seria essa celebração televisiva se pudéssemos contar com a voz de Marília, nossa eterna rainha da sofrência, não?