Algumas grandes celebridades brasileiras, como o humorista Whindersson Nunes, a apresentadora Xuxa, a influenciadora digital Virginia Fonseca e a cantora gaúcha Luísa Sonza têm se mobilizado para ajudar os afetados pela enchente histórica que atinge o Rio Grande do Sul nos últimos dias. Por meio de suas poderosas redes sociais, demonstram apoio às vítimas e divulgam campanhas solidárias.
De acordo com o governo do Estado, mais de 300 municípios foram varridos pela fúria das águas. Ao todo, até a tarde deste sábado (4), 57 pessoas morreram e, ao menos, 67 pessoas estão desaparecidas e mais de 35 mil fora de casa
O empenho de Whindersson, que anunciou, na sexta-feira (3), a arrecadação de mais de R$ 1 milhão para ajudar as vítimas, é comovente. Ele também confirmou a doação de 1 mil cestas básicas por dia a partir desta segunda-feira (6) para várias cidades gaúchas. O exemplo do humorista deve servir de inspiração para outros famosos: é o momento de clamar pelo socorro da audiência de todo o Brasil, de fazer valer suas vozes, que movimentam milhões nas redes sociais.
Com profunda tristeza, acompanho o discurso de alguns famosos — incluindo gaúchos — que usam as redes sociais para criticar ações promovidas pelo governo do Rio Grande do Sul. Eles pedem para que a população não faça doações via pix diretamente ao governo, já que, segundo eles, o Estado já arrecada muito com impostos pagos pela população. Não é posssível aturar tanta mesquinharia! Vidas estão sendo ceifadas enquanto pessoas que deveriam ajudar com sua influência discutem com governantes nas redes sociais e boicotam campanhas sérias. Deixem para "lacrar" depois: agora, o momento é de mobilização pela população gaúcha.