Dono de uma das vozes mais conhecidas do rádio gaúcho, Pedro Ernesto Denardin, 74 anos, vem chamando a atenção dos mais de 90 mil seguidores em seu perfil no Instagram não só pelas performances empolgantes em narrações esportivas, mas também pela rotina regrada em relação aos exercícios físicos.
— Eu caminho dentro da piscina. Tenho prótese de quadril, e a recomendação médica é que caminhe e faça exercícios, exercícios gerais, então eu uso muito mais a piscina e também pilates — conta Pedro, que treina na piscina nas terças e quintas, se dedica ao pilates nas segundas e quartas e à fisioterapia nas segundas-feiras, para prevenir problemas na coluna.
O narrador esportivo explica que a disciplina em relação à saúde não é de hoje, mas foi intensificada nos últimos meses:
— Há vinte anos, faço os exercícios na piscina, por causa da prótese no quadril. A fisioterapia, faz um ou dois meses, depois de um travamento que tive na coluna. Aí, eu mudei para fazer alongamento no pilates, pra fazer musculação a partir dessa trava que tive. Saí do estúdio (da Rádio Gaúcha) e não conseguia andar. Me levaram arrastado, trouxeram uma cadeira de roda aqui. Aí, o (Luciano) Potter me botou direto no carro dele e, dali, fui ao fisioterapeuta. Então, veio essa ideia, né? Porque o velhinho já está com 74 anos.
Exemplo
A ideia a qual Pedro faz referência é postar, cada vez mais, fotos e vídeos de sua rotina saudável no Instagram, para incentivar outras pessoas a se exercitarem:
— Um pouco, é para me exibir também, porque a gente é pouco exibido (risos). Mas está legal, os caras se divertem, brincam. Sim, eu vi que há muitas curtidas ali. Tem uns que dizem: "Te aposenta". Se eu me aposentar, sei lá, vou botar pijama para morrer. Me deixa por aí (risos).
Com a agenda profissional cheia de compromissos dentro e fora do Grupo RBS, Pedro explica como faz para se organizar e cumprir a escala de exercícios:
—Eu procuro jogar tudo à tarde. Termino o Sala de Redação (programa apresentado por Pedro na Gaúcha), às 15h, e vou fazer as coisas que tenho de fazer. Senão, perde-se o objetivo. Não tem efeito.
Voz aquecida
Obviamente, os cuidados com uma das vozes mais conhecidas do Rio Grande do Sul não ficam de lado:
—Eu sou paciente, atualmente, da Cristina Sorrentino (cantora lírica), a primeira dama da música do Rio Grande do Sul. Tenho feito sessões repetidamente com ela. Minha voz está muito boa. E ela tem feito um trabalho realmente espetacular.
Aliás, Pedro adora soltar a voz por aí não só em narrações esportivas, mas também nos palcos. Sua próxima apresentação será, em 10 de abril, no Sgt. Peppers Pub (Rua Quintino Bocaiúva, 256, em Porto Alegre), onde vai apresentar o show Vanerock.
—Vai ser um negócio bem legal. As pessoas estão gostando muito. Parece que a capacidade lá é de 400 lugares. Ah, eu acho que é capaz de lotar — celebra o comunicador.