Produzido, roteirizado e dirigido pelo jornalista Giovani Grizotti, o reality show de danças tradicionais gaúchas Desafio Farroupilha entra em sua reta final nesta semana. Na edição de 2023, será criada uma coreografia para homenagear quem auxiliou nos resgates e fez doações em meio à tragédia das enchentes no Vale do Taquari em setembro. O incumbido da tarefa foi o CTG Giuseppe Garibaldi, de Encantado, município que também passou por estragos decorrentes da chuva recente. A apresentação do Desafio Farroupilha — Dança da Gratidão é da dupla César Oliveira & Rogério Melo.
Nesta sexta-feira (22), a produção — exibida no Jornal do Almoço, da RBS TV — chega ao penúltimo episódio e mostra detalhes da principal alegoria da dança: a escultura de um barco que vai virar Cristo. Neste sábado (23), vai ao ar o resultado de dois meses de muita dedicação para criar a coreografia, que será apresenta em um tablado montado ao pés do Cristo Protetor, em Encantado.
— Certamente, esse é o nosso maior Desafio, uma verdadeira superprodução. Acredito que está à altura dos nossos homenageados, que são os verdadeiros heróis dessa história — comenta Giovani Grizotti.
A convite da produção do Desafio, os coreógrafos vão interpretar os principais personagens da homenagem, os voluntários.
— Os coreógrafos Juarez Paiva e Gilmar Caetano Rocha estarão representando o Luis Henrique e o Luis Eduardo, de Muçum, e o Ederson Vergara vai representar o Sérgio, de Roca Sales — conta Ismael Girardi, coordenador artístico.
Além disso, durante a apresentação, que vai ao ar neste sábado (23), Rogério Melo tocará em um violão que foi encontrado na enchente e restaurado. O instrumento será devolvido à dona, uma menina de 13 anos.