Primeira feira de tecnologia agrícola do ano, a Show Rural Coopavel não terá a participação de cinco grandes marcas de máquinas agrícolas. John Deere, Massey Ferguson, New Holland, Case IH e Valtra ficarão de fora do evento, que ocorre de 1º a 5 de fevereiro, em Cascavel (PR).
As empresas alegam que a decisão é decorrente da tentativa de mudança de calendário da feira para o final de fevereiro, menos de duas semanas antes da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.
- Não teríamos como participar dos dois eventos em um curto espaço de tempo. Quando a Coopavel voltou atrás na data, já tínhamos direcionado os recursos para outras feiras - justifica Rodrigo Junqueira, diretor comercial da Massey Ferguson no Brasil.
O investimento médio em um estande passa de R$ 1 milhão, incluindo logística de transporte dos produtos, gastos com pessoal e montagem das estruturas. O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, argumenta que a mudança de calendário foi apenas uma possibilidade levantada para facilitar a visitação por parte dos produtores.
- As mudanças do plantio da primeira safra no Paraná e em Mato Grosso, que anteciparam a colheita, nos levou a cogitar uma nova data. Mas apenas oferecemos opções e decidimos pela indicação da maioria, mantendo o calendário original - esclarece Grolli.
Em 2015, a Show Rural surpreendeu ao superar R$ 2 bilhões em vendas, com público de 200 mil visitantes. Sobre os impactos da ausência de grandes fabricantes, Grolli cita que os espaços serão ocupados por empresas que estavam na lista de espera aguardando uma oportunidade para participar da feira, que terá 480 expositores.