Na esteira dos resultados do setor, que mantém recuo nas vendas, a indústria de máquinas agrícolas terá novas demissões na fábrica de colheitadeiras da Massey Ferguson, em Santa Rosa. Na semana passada, trabalhadores rejeitaram proposta para suspensão temporária dos contratos.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Rosa, João Roque dos Santos, foi informado na quinta-feira sobre 90 novos desligamentos. Por nota, a AGCO, grupo ao qual pertence a Massey, informou que "realizou em abril plano de demissão voluntária na unidade de Santa Rosa, e segue com o plano de demissão involuntária". A justificativa é a necessidade de "ajustes" em função das demandas do setor no país, que registra queda de vendas.
Números da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores comprovam a retração. Em abril, os negócios caíram 29,4% em relação a igual mês de 2014. No acumulado do ano, a queda foi de 22,9%.
- Esperamos o lançamento do Plano Safra, dia 19, para ver o que vai acontecer - diz Claudio Bier, presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Estado, que aposta em um segundo semestre melhor do que o primeiro.
O compasso de espera pela definição das regras para o crédito rural apareceu na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP). A feira terminou com volume 30% menor de propostas, apesar das estratégias do setor para fechar negócio.
- Nosso cliente está capitalizado, mas quer juro barato - avalia Bier.
A maior preocupação é de novos cortes. O dirigente afirma que empresas menores também começaram a demitir, a exemplo do que ocorreu com grandes marcas - 167 vagas na John Deere e 154 na Massey.
O mercado externo poderia ser uma opção, mas precisaria ser reconquistado. Com as vendas em alta nos últimos anos, a indústria direcionou esforços para atender os consumidores brasileiros. Há ainda barreiras impostas por parceiros, como a Argentina, que já foi destino de 20% da produção brasileira - e atualmente não passa de 9%, segundo o Simers.