Com a recuperação das perdas ocorridas nas lavouras, devido às secas no ano passado nas regiões Sul e Sudeste, o Valor Bruto da Produção (VBP) para 2013 foi revisto pelo assessoria de gestão estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A atualização prevê crescimento de 10,8% em relação ao ano passado, com um valor estimado de R$ 275,89 bilhões, de acordo com estudo divulgado nesta sexta-feira. O coordenador geral de planejamento estratégico do ministério, José Garcia Gasques, ressaltou que grande parte das atividades analisadas nas principais lavouras do país apresenta aumento do valor da produção neste ano:
- O desempenho favorável desses produtos deve-se à combinação de preços e quantidades produzidas, o que contribui para o crescimento do valor da produção agrícola.
Dentre as culturas, o milho e a soja se destacam com 43% do VBP estimado para este ano, totalizando R$ 118,7 bilhões. Também tiveram aumento produtos como, laranja, cana-de-açúcar, batata-inglesa, fumo, tomate, trigo, arroz, banana e feijão. As estimativas do valor da produção regional mostram as regiões Sul e Sudeste liderando neste ano os aumentos do VBP, com 26,1% e 16,3%, respectivamente.