Com peso aproximado de 35 quilos, um veado foi engolido inteiro por uma píton birmanesa no Parque Nacional Everglades, na Flórida, Estados Unidos. O diâmetro da abertura da boca da cobra, uma fêmea com 4,5 metros de comprimento e 52 quilos, surpreendeu biólogos da Conservancy of Southwest Florida, que registraram a ação para um estudo sobre a espécie publicado em agosto na revista científica Reptiles & Amphibians.
O estudo indica que a abertura da boca da píton birmanesa atingiu cerca de 24 centímetros, por isso chamou a atenção dos pesquisadores. Anteriormente acreditava-se que a espécie conseguia abrir a boca em até 22 centímetros, dois a menos que o observado.
— Além do grande tamanho do veado que foi comido ser impressionante, nossas medidas anatômicas indicam que esse veado estava muito próximo do limite de tamanho da presa que poderia ser consumida por essa cobra. Portanto, essas cobras se assemelham a superdotados, às vezes testando os limites do que sua anatomia permite, em vez de serem preguiçosos que comem apenas presas do "tamanho de um lanche" — destacou o biólogo da Universidade de Cincinnat Bruce Jayne, um dos responsáveis pelo estudo, em matéria publicada pela Conservancy of Southwest Florida.
Veja o vídeo
Sem predadores
A píton birmanesa é considerada uma espécie invasora, que chegou à Flórida em meados do século 20. Os biólogos acreditam que a espécie chegou ao topo da cadeia alimentar do Estado norte-americano por volta de 1990 e, desde então, é uma das cobras responsáveis por "dizimar" raposas, linces, guaxinins e outros animais.
A espécie não possui predadores e por isso se reproduz e avança com tranquilidade – e descontrole – no sul da Flórida, o que preocupa os biólogos. Não há estimativa de quantas vivem atualmente no Estado norte-americano, mas sua alimentação representa riscos à biodiversidade.
As imagens surpreendentes da enorme píton entrelaçada com o veado, registradas em dezembro de 2022, não são únicas. Os biólogos observaram ao menos outras duas cobras da espécie alcançarem o mesmo diâmetro de abertura da boca.