O Instituto Nacional de Meteorologista (Inmet) emitiu nesta quinta-feira (30) um comunicado informando que o Rio Grande do Sul tem previsão de geada entre quinta e sexta-feira (31), após os temporais que assolaram o Estado completarem um mês na quarta-feira (29).
Os municípios que devem ser afetados estão na Serra, Noroeste, Nordeste e Região Metropolitana de Porto Alegre, além de áreas nos Estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A previsão para o RS foi classificada pelo Inmet em um aviso meteorológico amarelo, indicando perigo potencial de geada. A previsão do órgão aponta ainda risco leve de perda de plantações e temperatura mínima de até 3ºC.
São José dos Ausentes, na Serra, registrou a temperatura mais baixa do Estado nesta quinta-feira: 2,5ºC. O frio e a umidade possibilitaram a formação de geada, que cobriu gramados na cidade.
Segundo a Climatempo, uma massa de ar frio de origem polar impede que a temperatura suba no Rio Grande do Sul, apesar do sol e tempo firme sem chuva.
Na sexta-feira, o sol aparece entre poucas nuvens em todo o Estado, que segue sem previsão de chuva. A temperatura deve permanecer baixa e há risco de geada na Serra.
A enchente que assolou o Rio Grande do Sul já deixou 169 pessoas mortas, 44 desaparecidas e 626,7 mil fora de casa, segundo dados da Defesa Civil da manhã desta quinta.
Entenda os avisos do Inmet
O Inmet, atualmente ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, mantém o Alert-AS — Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos. Além da previsão e do monitoramento do tempo em geral, entre outras atividades, o Inmet emite avisos meteorológicos, nos quais classifica em três níveis de intensidade o fenômeno observado: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo).
Os avisos do sistema Alert-AS do Inmet não têm relação com os alertas oficiais, que são usados pela Defesa Civil quando há risco à população. Eles são feitos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.