Ativistas ambientais recolheram em Portugal cerca de 650 mil bitucas de cigarro e as empilharam no centro de Lisboa neste domingo (23) para conscientizar sobre esse tipo de poluição.
ONGs e indivíduos reuniram, em uma semana, bitucas suficientes para encher cerca de 40 barris de cerveja de plástico, a serem reciclados posteriormente. Em seguida, despejaram o conteúdo em uma lona, formando uma pilha.
— Solicitamos a todos em Portugal que participem deste projeto comunitário para chamar a atenção para a poluição por plástico, pois há plástico escondido nas bitucas de cigarro e muitas pessoas não sabem — explicou Andreas Noe, alemão de 34 anos que organizou esta iniciativa.
O ativista subiu na pilha de bitucas usando uma máscara:
— Uma única bituca representa um bom exemplo de como as pessoas podem começar a agir, não apenas sobre o assunto das bitucas e dos resíduos, mas também sobre problemas relacionados ao oceano e, em última análise, à crise climática — acrescentou Noe.
Andreas Noe se estabeleceu em Portugal há seis anos. Dois anos atrás, reuniu quase um milhão de bitucas em dois meses.
— Queremos acabar com este problema incentivando as pessoas a jogar suas bitucas no lixo ou nos cinzeiros de bolso, em qualquer lugar que não seja o chão — declarou David Figueira, um dos participantes da iniciativa.