A primeira semana de maio será de frio e chuva em praticamente todo o Rio Grande do Sul, em razão do ciclone extratropical que deve atingir o Estado nos próximos dias. Em algumas regiões, o mau tempo começa a dar trégua a partir de quarta-feira (4), implicando em maior queda nas temperaturas. Na Capital, Litoral Norte e Serra, o vento pode alcançar velocidade alta, de 70km/h a 100km/h entre terça (3) e quinta-feira (5), quando o ciclone extratropical estará se formando.
Em outras regiões, como Norte e Nordeste, a chuva será intensa em todos os dias, com o acumulado podendo atingir 300 milímetros até o fim da semana.
— O ciclone estimula tanto a formação de nuvens carregadas, quanto provoca ventos bastante intensos. Por isso, é uma semana em que se pode enfrentar problemas com alagamentos, deslizamento de terra e até queda de energia. É uma semana bem complicada para o Rio Grande do Sul — alerta Paula Soares, da Climatempo.
Temporais estão previstos para ocorrer já nesta segunda-feira (2), com maior intensidade na porções Norte e Nordeste e na Serra. No Litoral, rajadas fortes de vento são esperadas, enquanto o Sul do Estado deve ter variação de nuvens, mas sem chuva. As temperaturas baixas devem marcar o dia em todo o Rio Grande do Sul.
Na Fronteira Oeste, região que vem sofrendo com a cheia de rios desde a semana passada, deve ocorrer chuva isolada e de moderada intensidade na segunda. Os maiores volumes serão registrados na terça-feira (3), com potencial para temporal — a situação deve melhorar na quarta, quando o ar seco ganha força nesta região, reduzindo a probabilidade de chuva.
A terça será chuvosa também nas outras regiões do Estado, devido ao avanço do ciclone extratropical. São esperadas chuvas volumosas, com raios e rajadas de vento. Além da Fronteira Oeste, ficam em alerta Norte, Nordeste, Serra e Litoral.
Na quarta-feira, o clima permanece chuvoso na maior parte do Rio Grande do Sul, mas com menor intensidade. As exceções são a Fronteira Oeste, onde vai predominar o tempo seco, e a Campanha, onde o sol aparece com muitas nuvens, mas não chove. Ainda há expectativa de ventania na porção Nordeste e, como nos dias anteriores, frio por todo o Estado.
Já na quinta-feira (5), a expectativa é de que a chuva vá diminuindo na maior parte das regiões. Então, ar frio de origem polar deve acentuar as temperaturas baixas. A partir de sexta-feira (6), o tempo firme e o frio intenso devem predominar, com possibilidade de geada na Serra.