Uma empresa que atuava sem autorização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental(Fepam) foi fechada na tarde desta terça-feira (11) por vazamento de resíduos químicos em um arroio na cidade de Estância Velha. O caso envolve a empresa HW Embalagens Ltda, localizada na Avenida Adolfo Otto Koch, que trabalha com higienização de embalagens.
Os agentes da Fepam, com apoio da prefeitura da cidade, identificaram que um dos tanques utilizados nos serviços tinha infiltração. Dessa forma, houve vazamento de tinta e resíduos químicos para o solo e, posteriormente, para o arroio.
Segundo a Fepam, não é possível precisar a extensão dos danos.
- Os danos foram bem consideráveis, mas tinta é um pouco complicado. Ela pigmenta o rio e é difícil precisar a extensão da área atingida - disse o engenheiro químico da Fepam, Vilson Dutra.
O Arroio das Rosas, onde ocorreu o dano, é afluente do Arroio Estância Velha. De lá, a água vai para o Arroio Portão e depois para o Rio dos Sinos. Conforme a Fepam, a empresa já havia sido interditada em outra oportunidade.
Os proprietários terão de pagar multa. Além disso, a Fepam pretende multar outras duas empresas que utilizam os serviços do estabelecimento mesmo sabendo que estava irregular.
O vazamento foi estancado por barreiras. O proprietário também contratou um serviço para sugar todo o material que estava indo para o arroio. A Fepam também vai encaminhar o caso para o Ministério Público.
A reportagem tentou contato com a empresa por telefone, mas não encontrou nenhum representante para comentar o assunto.