A chuva retorna ao Estado a partir da madrugada desta quarta-feira (8). As precipitações começam pela Fronteira Oeste e, à tarde, se espalham por todo o Rio Grande do Sul. Apesar da instabilidade, o dia será abafado em grande parte dos municípios, principalmente no Leste, por causa do vento que sopra do quadrante norte. As máximas podem chegar a 32ºC, em Canoas, 31ºC, em Campo Bom e 30ºC, na Capital.
De acordo com Evandro Magalhães, meteorologista da Somar, a Fronteira Oeste, nas regiões de São Borja e Uruguaiana, e o Noroeste, na região de Santa Rosa, devem registrar os maiores acumulados de chuva desta quarta-feira: entre 20mm e 30mm.
Ele explica que, na quinta-feira (9), a chuva deve se concentrar na Região Metropolitana, na Serra e no Litoral Norte e já não deve chover na Campanha. Podem haver rajadas de vento de moderadas a fortes e granizo no Norte, e as temperaturas diminuem.
Na sexta-feira, ainda chove na região Leste, no Norte e na Região Central. Nas demais áreas, o tempo começa a se firmar.
Nesta terça-feira a mínima registrada no Estado foi de 9,8ºC, em São José dos Ausentes, na Serra, e a máxima, em Santa Rosa, no Noroeste, onde fez 31,1ºC.