Um motorista de caminhão, de 57 anos, que não teve a identidade revelada, foi flagrado dirigindo de forma perigosa na BR-392, em Caçapava do Sul, na região da Campanha. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo chegou a invadir a pista contrária e também o acostamento. Ao ser abordado, o condutor confessou aos policias que havia dormido ao volante.
A ocorrência foi registrada nesta terça-feira (26), no momento em que os policiais faziam o patrulhamento e seguiam atrás do caminhão. Foi quando eles perceberam as manobras perigosas e gravaram o flagrante.
Na abordagem, o motorista fez o teste do bafômetro e não foi constatada a ingestão de álcool. No entanto, o tacógrafo do caminhão – que registra a velocidade e o tempo de viagem – não estava funcionando. Assim, o condutor não conseguiu comprovar a quanto tempo ele estava dirigindo e se havia descansado.
Conforme a PRF, o Código de Trânsito Brasileiro obriga que os motoristas profissionais do transporte de cargas descansem no mínimo 11 horas a cada 24 horas de trabalho.
O motorista assinou um termo circunstanciado e irá responder em liberdade pelo crime de direção perigosa. Os policiais confirmaram ainda que o homem foi multado por dirigir na contramão, por estar com o exame toxicológico vencido, por não comprovar o tempo de direção e descanso e por estar com o tacógrafo defeituoso.
O veículo foi retido até que o motorista cumprisse o descanso obrigatório ou apresentasse outro condutor.