O uso de celular ao volante é a principal ação da Semana Nacional do Trânsito em Caxias, que começou nesta terça-feira (18). A campanha "Celular e trânsito: uma ligação perigosa" foi lançada oficialmente na Praça Dante Alighieri e será realizada de forma permanente pela Escola Pública de Trânsito, da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM).
A ação contou com entrega de panfletos e orientações para conscientizar motoristas e pedestres para o risco do uso dos aparelhos. Somente neste ano, de janeiro a agosto, 1,9 mil motoristas foram autuados pela Fiscalização de Trânsito por utilizar, manusear ou segurar o celular. Falar ao celular é uma infração média, que resulta em multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira. Já segurar ou manusear o celular, para mandar mensagens de texto, por exemplo, é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.
Além da campanha, a Semana Nacional de Trânsito também vai ter ação de inclusão de pessoas com deficiência intelectual. Fiscais de trânsito vão orientar 16 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ruben Bento Alves, do bairro Santa Fé, sobre cuidados em cruzamentos e orientações sobre semáforos e placas. A ação será na próxima terça-feira (25) na Rua Sinimbu.
Ao longo da semana também estão previstas palestras em empresas, escolas e centros de formação de condutores (CFCs), além de treinamentos na própria Secretaria de Trânsito.