As diversas obras particulares que são realizadas em Caxias do Sul têm gerado um certo transtorno no trânsito da cidade, principalmente na área central. Não é incomum que motoristas encontrem vias em meia pista ou que pedestres precisem desviar de calçadas ocupadas. Na maioria dos casos, o bloqueio é feito por caminhões que realizam a descarga de materiais de construção ou de concretagem da obra.
Segundo o diretor de trânsito e transporte, Pedro Cogo, a prefeitura recebe diariamente pedidos de auxílio dos agentes de trânsito para os bloqueios de vias. Estes pedidos devem ser feitos junto à secretaria com, pelo menos, 48 horas de antecedência. Os fiscais fazem uma avaliação do fluxo e do horário solicitado e emitem um certificado de autorização por escrito. Em alguns casos, os fiscais sugerem outro horário para a realização do trabalho. A cada troca de turno, as equipes que saem às ruas recebem uma planilha com o local e o total de autorizações diárias.
Ainda de acordo com Cogo, caso o bloqueio não tenha autorização, o veículo é autuado. Os casos mais frequentes de multas são por estacionar na contramão, estacionar em fila dupla ou obstrução da calçadas. Porém, o diretor ressalta que o número de multas é baixo, já que as empresas responsáveis pelas obras têm conhecimento da necessidade da autorização.