A Rua dos Andradas está bloqueada para o trânsito de veículos entre a General Portinho e a Caldas Júnior, no centro de Porto Alegre, devido a reintegração de posse que ocorrerá na região. O antigo Hotel Açores deverá ser desocupado a partir das 7h, desta quinta-feira (24).
O local foi isolado pela Brigada Militar (BM) por volta das 23h, de quarta-feira (23), para evitar tumultos ou manifestações. Um grupo de ativistas se reuniu no local durante a madrugada para realizar uma vigília em apoio ao grupo Lanceiros Negros.
Leia Mais:
Reintegração de posse da Ocupação Lanceiros Negros é alvo de denúncia na OEA
Justiça expede mandado para reintegração de posse em prédio no centro de Porto Alegre
Lanceiros Negros pede socorro
O prédio foi ocupado pelo movimento em 4 de julho, após a retirada das famílias da construção pertencente ao governo do Estado na esquina das ruas General Câmara e Andrade Neves, que ocorreu de forma tumultuada.
A Brigada Militar já realizou o isolamento da área onde fica o hotel, mas a reintegração se iniciará somente após a chegada de um oficial de Justiça.
No final da noite passada, o governo do Estado divulgou nota afirmando que irá disponibilizar um abrigo temporário para levar as famílias que estão atualmente ocupando o prédio do antigo hotel.
Confira a nota na íntegra:
O governo do Estado informa que, atendendo a um pedido do Ministério Público, está colocando um abrigo temporário à disposição das famílias que hoje residem no antigo Hotel Açores, imóvel de propriedade privada invadido pelo movimento Lanceiros Negros no centro de Porto Alegre.
Trata-se do Vida Centro Humanístico, no bairro Rubem Berta, na capital, pertencente à Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH). O Centro é um ambiente seguro, com banheiro, cozinha e refeitório. Poderão ser levados para lá também os pertences das famílias.
Assistentes sociais da SDSTJDH já estão em contato com a rede de atendimento do Município para agilizar as providências necessárias.