A Fiscalização de Trânsito não está mais notificando motoristas que realizam conversões em seis cruzamentos das ruas Sinimbu e Pinheiro Machado, no centro de Caxias. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as autuações só podem ser emitidas se houver uma placa regulamentando as regras de tráfego. Como as placas foram retiradas nesta quinta-feira (5), juntamente com a sinalização que determinava horário exclusivo para ônibus, não há como manter a proibição.
Os únicos cruzamentos que permanecem com a conversão impedida são os da Rua Sinimbu com Rua Dr. Montaury, e da Rua Pinheiro Machado com as ruas Visconde de Pelotas e Marechal Floriano. Até esta quinta, a Secretaria de Trânsito não confirmava a data nem os cruzamentos que seriam liberados. Na manhã desta sexta (6), porém, motoristas que realizavam as conversões nos cruzamentos sem sinalização não eram abordados pela fiscalização.
Também nesta sexta, entrou em vigor a liberação total do tráfego na faixa secundária de ônibus na Sinimbu e na Pinheiro. Entre 11h e meio-dia, era possível perceber um número maior de veículos utilizando a faixa, embora antes fosse permitida circulação de carros no horário.
Com as mudanças, a recomendação da fiscalização é que os motoristas acessem o corredor de concreto para converter. Se a manobra for realizada a partir da faixa azul, o motorista pode ser autuado. No fim da manhã, motoristas dos ônibus também eram orientados a não utilizar o corredor secundário. A explicação é que a placa que autorizava a circulação dos veículos na faixa (a mesma que regulamentava os horários exclusivos) foi retirada.
A reportagem procurou o secretário para esclarecer as mudanças, mas ele estava em reunião com o prefeito Daniel Guerra (PRB). A Visate disse que não vai comentar as novas regras, mas informou, em nota, que os acidentes caíram 60% na Sinimbu e na Pinheiro Machado após a implantação do SIM Caxias.
UAB é contra
Embora as alterações sejam uma das promessas de campanha do prefeito Daniel Guerra, a União das Associações de Bairros (UAB), é contra a proposta. Nesta quinta, a entidade entrou com uma representação no Ministério Público (MP) e um pedido de audiência pública na Câmara de Vereadores.
A intenção é exigir um debate a respeito do assunto e a apresentação de um estudo de viabilidade por parte da prefeitura. Em entrevista ao Jornal Pioneiro, o presidente da UAB, Flávio Fernandes, disse entender que as medidas beneficiam somente quem tem carro.
A representação foi recebida pelo promotor Ádrio Gelatti, que estava de plantão nesta quinta-feira. A reportagem procurou o promotor, mas ele não atendeu às ligações. O documento deve ser analisado somente a partir de segunda-feira (9) quando o MP retorna do recesso.
CRUZAMENTOS COM SINALIZAÇÃO RETIRADA
Sinimbu x Moreira César
Sinimbu x Garibaldi
Sinimbu x Borges de Medeiros
Sinimbu x Guia Lopes
Pinheiro Machado x Marquês do Herval
Pinheiro Machado x Coronel Flores