Está previsto para o fim do mês o início das obras de conclusão da BR-285, em Santa Catarina. A estrada, que começa em São Borja, na fronteira Oeste e passa por Vacaria, é toda pavimentada no trecho gaúcho, mas não está concluída na chamada Serra da Rocinha, a partir da divisa do Rio Grande do Sul com o estado vizinho.
Ao todo, são 22 quilômetros de estrada de chão, entre São José dos Ausentes e Timbé do Sul (SC). A BR-285 termina em Araranguá, no litoral de Santa Catarina. A ordem de início da obra foi assinada ainda em julho, mas a empresa tem prazo de 30 dias para mobilizar as equipes e os equipamentos. A estrada está prevista para ficar pronta em outubro de 2018.
Quando estiver concluída, a BR-285 será uma alternativa para moradores da Serra se deslocarem ao litoral catarinense. A distância entre Caxias e Araranguá via RS-122 e BR-285 é de 297 quilômetros, pouco mais que os 253 quilômetros via Rota do Sol e BR-101. Para moradores dos Campos de Cima da Serra ou da região de Antônio Prado, no entanto, o trajeto pode ser menor.
O projeto vai custar R$ 101 milhões e será pago com recursos do Ministério dos Transportes. Além da pavimentação, estão previstas uma ponte sobre o Rio das Antas e um viaduto no km 48.
Gaúcha
Obras de conclusão da BR-285, em SC, devem começar no fim do mês
Estrada é alternativa para moradores da Serra e do Norte do Rio Grande do Sul para o litoral de Santa Catarina
GZH faz parte do The Trust Project