O entroncamento da BR-470 com a RS-453, conhecido como Trevo da Telasul, vai ganhar uma rotatória para facilitar o fluxo no ponto. A alteração foi confirmada na tarde desta quarta-feira (2) pelo superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT) no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva, durante o Serra em Debate, na CIC.
A medida é paliativa e servirá para amenizar o problema no entroncamento de forma mais rápida. A reformulação vai ser realizada por meio do convênio entre o Daer e o DNIT. A previsão é de que as obras comecem em março, mas isso vai depender do custo do material betuminoso, que é utilizado na pavimentação de rodovias. Conforme Hiratan, o preço tem aumentado todos os meses, dificultando a execução dos orçamentos.
A solução definitiva para o entroncamento é a construção de dois viadutos, que já têm projeto pronto. Para a obra sair do papel, porém, é necessário um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTA). A ordem de início para o estudo vai ser assinada segunda-feira e a previsão é de que ele esteja pronto em um ano.
"Dentro das necessidades, conseguimos partir para uma intersecção em nível melhorada, mas sabemos que ali o movimento é muito grande e para diminuir os conflitos e o congestionamento é o viaduto, mas precisamos ter o estudo de viabilidade para que nos leve a esse formato e concepção", avalia.
Segundo Hiratan, é esse estudo que vai apontar o que é necessário e viável fazer em todo o trecho gaúcha da rodovia. Isso, inclui não apenas os viadutos, mas também duplicações e pavimentações de trechos de estrada de chão. Até lá, há contratos para a recuperação do pavimento. Um deles já está em execução entre Carlos Barbosa e o entroncamento com a BR-290. Já o Crema/Serra, que vai ser realizado pelo Estado entre Nova Prata e Bento Gonçalves, deve ter o contrato para as obras na BR-470 assinado até o dia 15. A formalização só foi possível após o convênio entre Daer e DNIT, concluído em setembro.
A BR-116 também deve passar por estudo semelhante entre a divisa com Santa Catarina e Dois Irmãos. O levantamento vai levar em conta todo o deslocamento da região, o que inclui, por exemplo, a RS-122 como alternativa. Esse estudo é que deve embasar os investimentos e as concessões que o governo estadual negocia com o DNIT para criar o corredor norte-sul. A previsão de conclusão também é de um ano. Dessa forma, a expectativa do superintendente é de que as concessões só ocorram no segundo semestre de 2017.
Gaúcha
DNIT confirma construção de rotatória na BR-470, em Garibaldi
Conhecido como Trevo da Telasul, ponto é um dos maiores gargalos rodoviários da Serra
André Fiedler
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