A semana foi marcada por três mortes nas estradas da Serra e uma no perímetro urbano de Caxias do Sul. Em dois dias, quatro pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito. Pércio Esteves, 31 anos, morreu pouco antes das 15h da tarde de quinta-feira, após acidente no km 7 da ERS-446, em Carlos Barbosa. Ele dirigia um Gol com placas de Belo Horizonte, Minas Gerais, quando um caminhão que trafegava no sentido Carlos Barbosa-São Vendelino invadiu a pista e colidiu de frente com o veículo.
Aniele Albuquerque de Oliveira, 24, morreu em um acidente, no km 4 da ERS-235 em Nova Petrópolis às 14h30min da quarta-feira. Ela dirigia um Ford Fiesta com placas de Passo Fundo, no sentido Gramado-Nova Petrópolis quando invadiu a pista contrária e colidiu de frente com um caminhão. A jovem morreu no local.
No mesmo dia, mais cedo, Robson Albino Demétrio, 25, morreu em Monte Alegre dos Campos. Ele dirigia um gol que colidiu com uma caminhonete na BR-285. Em Caxias, Romilda Cettin, 78, morreu atropelada por volta do meio-dia da terça-feira. O acidente aconteceu no prolongamento da Rua Moreira César, antiga ERS-122. Ela foi atingida por um caminhão quando tentava atravessar a via.
Chama atenção ainda o número de motoristas dirigindo embriagados nas últimas horas na região. Sete condutores foram flagrados por embriaguez ao volante em Caxias, sendo que três foram presos em flagrante. Cinco deles foram abordados durante blitz no perímetro urbano da cidade e outros dois foram presos na BR-116, dirigindo na contramão. Outro motorista foi preso na manhã desta sexta na BR-470, em Bento Gonçalves, por dirigir embriagado.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motorista dirigia um caminhão quando foi abordado no Km 217, em frente ao posto da PRF. O teste do bafômetro apontou 0,41 mg/l de álcool por litro de ar expelidos dos pulmões e o motorista foi encaminhado a Delegacia de Polícia.
Ainda segundo a PRF, por volta das 00h45 desta sexta-feira, um homem de 30 anos foi preso por dirigir sob influência de álcool. O motorista acessou a BR-116, no km 148, em Caxias do Sul, na contramão e parou em frente a um estabelecimento comercial, próximo a uma revenda de autómoveis. O teste do etilômetro indicou 0,56mg de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões.
Outro motorista foi preso na noite desta quinta-feira no km 141 da BR-116, em Caxias. O homem de 42 anos dirigia um Ford/Cargo 815, de Passo Fundo, nas proximidades do bairro Mariland, também na contramão. O teste do etilômetro apontou 0,36 mg/l de álcool por litro de ar expelido dos pulmões, o que configura crime de trânsito. Ele foi preso em flagrante. O motorista já havia sido autuado por dirigir embriagado e, por isso, estava com o direito de dirigir suspenso.
Além disso, a PRF prendeu um homem de 28 anos em São Francisco de Paula por imprudência no trânsito. Ele trafegava pelo no Km 185 da BR-453 quando ultrapassou uma viatura da polícia em local proibido. Antes de ser abordado pelos policiais, ele chegou a aproximadamente 170 km/h, sendo alcançado, apenas em razão do fluxo de veículos. O motorista é natural de Caxias.
Estradas
Em 48 horas, trânsito registra quatro mortes na Serra Gaúcha
Oito motoristas também foram flagrados dirigindo embriagados na região
GZH faz parte do The Trust Project