Quem faz o trajeto de Viamão ou Alvorada para Porto Alegre pela Estrada Caminho do Meio está acostumado a sair de casa com antecedência. A fila de carros no trânsito completamente parado é um cenário comum na via de pista simples que liga as cidades vizinhas à Capital.
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Além do congestionamento, a imprudência de motoristas impacientes também faz parte da rotina. Motos procuram escapar da tranqueira andando ao lado dos outros veículos, na contramão, causando acidentes.
O motorista de ônibus Rudimar Pereira Nunes, que é responsável por uma linha que passa pelo local, conta que o itinerário do ônibus deveria durar 50 minutos, mas no horário de pico, o tempo dobra em função do congestionamento no local. Apesar do atraso, Nunes não reclama: "o trânsito a gente está acostumado", ele diz. Para ele, o problema é a imprudência de motoristas impacientes:
- O maior problema é o pessoal que anda de moto, passa na contramão pelo lado. Já vi vários acidentes, já perdi a conta. O pior mesmo é essa gente que não tem amor à vida - reclama.
Luciano Santos da Silva, que mora em Viamão, perto da Parada 74, diz que demora 45 minutos apenas neste trecho.
- Se tu queres chegar antes das 9h em Porto Alegre, tu tem que sair antes das 6h30min. E está piorando cada vez mais.
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Duplicação não sai do papel
O problema não é novo. Do final da avenida Protásio Alves, após o cruzamento com a Manuel Elias, até o começo da Estrada Caminho do Meio são quase 10 quilômetros de pista simples. A duplicação da via é prometida há anos.
Em junho de 2010, o então diretor-superintendente da Metroplan, Nelson Lídio Nunes, disse que o projeto de duplicação, com uma extensão de 9,5km, estava na fase de finalização. Desde então, apesar de várias promessas, a obra não deixou o planejamento.
Em dezembro passado, o Pacto da Mobilidade, programa do Governo Federal, selecionou a duplicação do Caminho do Meio, garantindo verba para a obra. Porém, para receber o investimento, o projeto precisa se adequar aos padrões de mobilidade urbana, que dá prioridade ao transporte público e não motorizado.
Agora, de acordo com João Salvi, arquiteto da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), as prefeituras de Viamão e Porto Alegre estão trabalhando nos anteprojetos - que precisam prever faixa exclusiva para transporte público, pista mista, ciclovia e pavimentação de passeios. A previsão da Metroplan é que eles consigam analisar os anteprojetos ainda neste primeiro semestre e fazer a licitação na segunda metade do ano.
Veja a situação do trânsito no local:
*Zero Hora