As lombadas eletrônicas que serão instaladas em cinco trechos da ERS-239 e da ERS-155 deverão começar a flagrar motoristas em alta velocidade ainda neste primeiro semestre. O tempo é necessário para que a Central de Licitações do Estado (Celic) efetue a homologação da licitação, vencida pela empresa Kopp, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) contrate os serviços e a companhia faça a instalação, os ajustes técnicos e dê o início ao monitoramento nas estradas.
Os trâmites burocráticos devem se prolongar durante esta semana, conforme a Kopp. Depois, a empresa terá entre 45 e 60 dias para fazer a instalação e os ajustes técnicos. Assim, se tudo correr como previsto, os motoristas poderão encontrar as lombadas em Sapiranga, Novo Hamburgo, Taquara e Ijuí até junho.
"Se nenhum fator externo (Inmetro, energização) impedir, após a homologação, a empresa instala e coloca em funcionamento num prazo mínimo de 45 dias e máximo de 60 dias", confirmou, em nota, a diretoria técnica da Kopp.
A maioria das lombadas eletrônicas deixou de operar em janeiro deste ano nas estradas estaduais por causa do final do contrato com o Daer. Permaneceram em atividade somente no contorno de Passo Fundo, na ERS-324, a operação foi renovada até dezembro de 2015.
O valor do contrato é de R$ 540 mil para 12 meses. Além desses novos equipamentos, há outros cinco editais na Celic aguardando aprovação. Ao todo, 151 faixas serão monitoradas por lombadas eletrônicas.
Confira os trechos onde ficarão as lombadas eletrônicas:
ERS-155
Km 10,515, em Ijuí (BR-285-Chorão)
Km 10,635, em Ijuí (Chorão-BR-285)
ERS-239
Km 17,3, em Novo Hamburgo (Novo Hamburgo-Sapiranga)
Km 17,3, em Novo Hamburgo (Sapiranga-Novo Hamburgo)
Km 29,44, em Sapiranga (Novo Hamburgo-Nova Hartz)
Km 29,5, em Sapiranga (Nova Hartz-Novo Hamburgo)
Km 29,9, em Sapiranga (Novo Hamburgo-Nova Hartz)
Km 29,96, em Sapiranga (Nova Hartz-Novo Hamburgo)
Km 51, em Taquara (Sapiranga-Taquara)
Km 51, em Taquara (Taquara-Sapiranga)