Um ônibus da empresa Reunidas que saiu de Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul, com destino a Florianópolis, em Santa Catarina, caiu em uma ribanceira na BR-282, na cidade de Alfredo Wagner (na Grande Florianópolis). O acidente ocorreu por volta das 3h30min deste domingo, no km 109 da rodovia. Pelo menos nove pessoas morreram.
::: Lua de mel é interrompida pelo acidente em Santa Catarina
Sete vítimas morreram no local:
Marcos Rudimar Lopes Machado, 53 anos (motorista, de Passo Fundo)
Arlindo Biermann Rosa, 65 anos (Soledade)
Rubiane de Castro Carvalho, 29 anos (Passo Fundo)
Ilaine Kurz, 42 anos (Passo Fundo)
Natália Anhaia da Silva, 15 anos (Soledade)
Pedro Paulo Schawb (Soledade)
Marione Kochenborger, 46 anos (Carazinho)
Duas passageiras morreram no Hospital de São José:
Marilaine Teixeira Schroeder, 31 anos (Passo Fundo)
Rosane Schneider (Carazinho)
Os feridos foram levados aos hospitais Nossa Senhora das Graças, em Bom Retiro, Hospital de Alfredo Wagner, Hospital Regional de São Jose e Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages.
::: Lista prévia de feridos encaminhados a hospitais de SC
::: Pânico: passageira relata o que viu de dentro do ônibus
Ônibus começou viagem na Argentina
O ônibus partiu de Posadas, na Argentina, às 11h de sábado. Era um carro extra, disponibilizado pela empresa para viabilizar que gaúchos usufruíssem da passagem comprada até Florianópolis. O veículo seguiu viagem atrás do que fazia a linha principal, que estava lotado. O ônibus, um veículo simples (um eixo traseiro e apenas um andar), estava praticamente vazio, segundo informou Vinícius Marins, advogado da empresa Reunidas. Os primeiros passageiros ingressaram em São Borja. A viagem prosseguiu até Passo Fundo, onde chegou às 21h30min de sábado e recebeu a maior parte dos passageiros.
::: Leia todas as notícias sobre o acidente em Santa Catarina
A empresa Reunidas informou que está se mobilizando para prestar assistência às vítimas. A empresa ainda não tem informações sobre causas do acidente. Para os familiares que buscam informações sobre o acidente, a empresa disponibilizou o telefone (49) 3561-5591. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Geral de Perícias (IGP) de Lages.
Entenda o acidente:
Em entrevista à Rádio Gaúcha, um passageiro de Florianópolis que estava no ônibus relatou que sentiu o veículo descontrolado no momento do acidente.
- Eu acordei poucos segundos antes do acidente, com os gritos das pessoas e minha mulher me chamando. Fui um dos primeiros a sair do ônibus e consegui tirar várias pessoas lá de dentro - conta o passageiro.
Ainda segundo o passageiro, aparentemente o ônibus estava em alta velocidade e houve uma troca de motoristas em Lages. Ele relata que estava usando cinto de segurança e que a maioria dos passageiros também usava o equipamento. O passageiro também relatou que o socorro chegou rapidamente, com ambulâncias de Lages e Florianópolis.
::: Primeiro bombeiro a chegar no local relata o resgate
Veja, em vídeo, como ficou o ônibus:
Veja imagens do acidente:
Veja no mapa o local que o ônibus caiu da ribanceira: