O bloqueio de cerca de 100 manifestantes interrompeu os dois sentidos da BR-290, no Km 98, próximo à ponte do Guaíba, em Porto Alegre no final da tarde deste sábado (18). O protesto, de moradores da Região das Ilhas, era em razão da falta de água e de luz. O bloqueio durou ao menos 4 horas.
No sentido capital-interior, o congestionamento chegou a atingir a região da Arena do Grêmio. No acesso a Eldorado do Sul, no km 107, câmeras da Concepa registraram grande quantidade de veículos parados. Houve grande congestionamento nos dois sentidos.
Depois da 1h (já no horário de verão), a rodovia foi parcialmente bloqueada novamente, no sentido interior-capital, no mesmo local, por poucos minutos. A Brigada Militar interveio com bombas de gás lacrimogêneo, e dispersou os manifestantes para as margens da BR-290.
Segundo relato de motoristas que estavam trancados no congestionamento, houve ameaças de roubos e agressões. Funcionários da PRF também testemunharam agressão verbal por parte dos manifestantes.
Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), o abastecimento sofreu interrupções devido a falta de luz durante a madrugada, mas tanto o fornecimento de energia elétrica quanto de água já estariam normalizados. Entretanto, por volta da 1h da manhã, o repórter Eduardo Matos esteve na residência de morador da região e constatou que a luz não havia sido reestabelecida. De acordo com o morador, a falta de luz persiste há três dias.
Assista ao vídeo