Embora ainda enfrente resistência de muitos taxistas na capital, a instalação de GPS nos veículos em Porto Alegre fez com que um táxi fosse recuperado após roubo na tarde de quarta-feira (29).
O taxista Carlos Alberto de Lourenço teve o veículo levado por um um passageiro que entrou no táxi na Avenida João Pessoa. Com uma arma, o homem anunciou o assalto na Avenida Protásio Alves, no chamado "Caminho do Meio", limite entre Porto Alegre e Alvorada. "A gente foi conversando numa boa. Chegando ao local do destino, ele puxou uma arma, mandou eu descer e levou o veículo", explica Carlos.
Minutos depois, o taxista informou o permissionário do carro, João Palma, que entrou em contato com a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC). A empresa rastreou o GPS e com apoio da Brigada Militar o veículo foi localizado na Vila Umbu, em Alvorada.
"Assim que ele me comunicou, eu falei com o pessoal do ponto da rodoviária, onde trabalho, para saber como rastrear. Aí, falamos com a EPTC e eles começaram a monitorar e identificaram o local onde estava o veículo. Nesse meio tempo, registramos a ocorrência e a Brigada Militar encontrou o carro", contou Palma, um dos 485 taxistas que instalaram recendente o GPS através do projeto piloto da EPTC de qualificação do sistema.
De acordo com o gerente de monitoramento da empresa, Daniel Silveira, a tendência é de que até o primeiro semestre de 2015 todos os táxis da capital esteja com o sistema. "É muito importante e prova que também serve para a segurança dos taxistas e também dos passageiros. Estamos implantando agora o teste piloto em 5% da frota. Já temos no momento 485 veículos com o equipamento e a previsão para o primeiro semestre de 2015 é de que todos tenham GPS".
Mesmo com a recuperação do táxi na tarde passada, quando a Brigada Militar chegou ao local o veículo estava aberto, estacionado, mas ninguém foi preso.