Cansados de presenciar acidentes e aguardar um longo tempo pela travessia de ruas, moradores do bairro Panazzolo, em Caxias do Sul, organizam um abaixo assinado para a instalação de sinaleiras em cinco cruzamentos do bairro (veja abaixo). A mobilização começou há cerca de um mês e a coleta de assinaturas termina na próxima terça-feira (27).
Segundo a presidente da Associação dos Moradores do Bairro (Amob), Ana Lúcia Grandi, até agora, cerca de 800 pessoas já aderiram à causa. Entre as reclamações está o aumento do fluxo de veículos nos últimos três anos e impossibilidade de atravessar as ruas nos horários de pico. O problema, segundo ela, ocorre porque o bairro possui diversos estabelecimentos comerciais e serve de ponto de passagem para moradores de outras regiões.
Não é apenas o fluxo, no entanto, que causa problemas. Acidentes também são relatados, como o atropelamento que resultou na morte de Maria Knob, de 83 anos, em 26 de dezembro, na Rua Luiz Antunes, que concentra quatro dos cinco cruzamentos problemáticos apontados pela Amob.
A direção da Amob do bairro solicita que a população envie relatos e fotos de acidentes e do movimento registrado nos pontos propostos. O formulário está disponível em facebook.com/amobpanazzolo.
"Claro que talvez não instalem todas as sinaleiras que pedimos, mas se conseguirmos uma ou duas já melhora", afirma Ana Lúcia.
Pontos onde moradores exigem sinaleiras:
- Luiz Antunes com João Mocelin
- Luiz Antunes com Fermino Minghelli (Centro de Cultura Ordovás)
- Luiz Antunes com Daltro Filho (antigo Armazém Wegner)
- Fermino Minghelli com Santo Ceroni
- Luiz Antunes com Thereza Pezzi e Francisco Pezzi