A estação de monitoramento de meteoros do projeto Bate-Papo Astronômico, em Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, registrou a passagem de um meteoro raro no céu sobre a cidade durante a madrugada de domingo (3). A análise foi divulgada nesta segunda-feira (4).
De acordo com um dos responsáveis pela estação, Fabricio Côlvero, se trata de um Earthgrazer, tipo de meteoro que tem como característica ingressar na atmosfera terrestre e retornar ao espaço intacto – sem entrar em combustão, como normalmente ocorre.
—(Ele sobrevive) em função de um conjunto de fatores, como velocidade e ângulo — conta Côlvero.
No vídeo, é possível ver o meteoro passando pelo céu no sentido horizontal, em vez de vertical (de cima para baixo), o que possibilita, por exemplo, que ele siga seu percurso sem ser destruído. Ele foi visto por volta da 1h55min de domingo.
Côlvero conta que esse foi o primeiro registro da passagem desse tipo de meteoro em quase quatro anos de monitoramento.
— Apesar das estações já terem registrado os mais variados fenômenos, como grandes meteoros, lixo espacial, entre outros, esse é o primeiro registro deste tipo realizado na região. Ficamos muito surpresos e felizes, pois atuamos diretamente na divulgação científica, especialmente entre jovens e crianças, e isso tem grande potencial para despertar o interesse não só pela astronomia, mas pela ciência como um todo — afirma.
A estação de monitoramento do projeto Bate-Papo Astronômico fica no Tecnoparque de Santa Maria e faz parte da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), da qual também integram o Clube de Astronomia do Campus Santo Ângelo do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), outro responsável pela estação.