A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) divulgou nesta quarta-feira (11) em seu site oficial e redes sociais uma imagem da NGC 346, uma região de formação de estrelas que fica a 200 mil anos-luz de distância da Terra. Os registros foram obtidos pelo telescópio espacial James Webb.
A NGC 346 está localizada na Pequena Nuvem de Magalhães (SMC, na sigla em inglês), uma galáxia satélite anã da Via Láctea. Há algum tempo os astrônomos têm realizado estudos sobre essa região por acreditarem que seu interior reúne condições e quantidade de metais que se assemelham às observadas em galáxias antigas, que existiram cerca de 2 a 3 bilhões de anos antes do Big Bang. A partir de pesquisas sobre isso, os astrônomos esperam obter informações sobre a formação do universo primitivo.
Segundo os estudiosos da Nasa, essa região, apelidada de berçário estelar, reúne também concentrações, embora relativamente baixas, de elementos mais pesados do que o hidrogênio (que tem a massa atômica de 1 grama por mol) e o hélio (massa atômica de 4 grama por mol).
Como os grãos de poeira no espaço são constituídos, sobretudo, de metais, os pesquisadores esperavam encontrar pequenas quantidades de poeira com esses elementos na NGC 346. A partir dos dados do James Webb, foi detectado o possível potencial dessa região em acumular material poeirento suficiente para fazer o processo de acreção — quando acumula matéria na superfície de um astro — e formar corpos celestes rochosos.
Até mesmo ao redor das protoestrelas (corpos celestes que podem se transformar em estrelas) dessa região foi identificado discos de poeira, o que indica que esse berçário estelar pode reunir todos elementos presentes no início da formação do universo. Essa descoberta tem motivado os astrônomos a realizarem novos estudos e observações com o James Webb dessa parte do espaço.
A imagem do berçário estelar foi apresentada e divulgada na 241ª reunião da Sociedade Americana de Astronomia, na quarta-feira (11), em Seatle, nos Estados Unidos.
No Twitter, a Nasa também compartilhou a imagem.