Depois da chuva de meteoros Geminídeas levar muitos a observarem o céu, o chamado 2015 RN35, ou asteroide de Natal, reservará mais surpresas para quem gosta de astronomia. O corpo celeste passará próximo à Terra às 5h12min da quinta-feira (15). As informações são do site Olhar Digital.
Com tamanho aproximado de um prédio com 40 andares, o asteroide de Natal passará a uma distância de 686 mil quilômetros da Terra, equivalendo a um deslocamento menor que a ida e volta para a Lua. Apesar de próximo, segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), a passagem do corpo celeste não representa risco para os humanos.
Ainda conforme a ESA, a melhor visualização do asteroide será no Hemisfério Sul, embora também seja visível no Norte nos dias seguintes — até a segunda-feira (19) ainda poderá ser visto, segundo informações do The Nexus. Mas a visualização não será fácil, devido à relativa obscuridade e tamanho pequeno.
Os astrônomos monitoram diariamente milhares de asteroides de médio porte, como é o caso desse, incapazes de causarem danos ao planeta de forma generalizada. Entretanto, a queda de um asteroide desse tamanho poderia provocar muitos danos locais, segundo a agência.