A franquia Street Fighter pode ser considerada como uma das mais bem-sucedidas da história dos jogos eletrônicos.
Aquele jogo de luta que começou nas clássicas máquinas de fliperama evoluiu e atualmente, 35 anos depois de seu lançamento, atravessa gerações e acumula uma legião de fãs.
Ao todo, são seis games canônicos da série, que conta com personagens únicos que encantam desde o seu surgimento. GZH separou um pouco da história dos lutadores de Street Fighter. Confira!
Os principais personagens de Street Fighter
Ao longo de 35 anos, Street Fighter contou com dezenas de personagens importantíssimos para a história e o desenvolvimento do jogo. Aqui, separamos os oitos mais marcantes entre os gamers nostálgicos do Brasil.
Ryu
Guerreiro japonês e mestre do estilo Shotokan, domina o golpe do dragão e a difícil manobra do hadouken, o mais icônico dos golpes de jogos de luta. Protagonista da franquia Street Fighter, é o personagem mais popular, muito por conta do seu golpe principal: o Hadouken. Ryu, ao longo dos anos, se tornou um verdadeiro símbolo da cultura pop. Ele é o personagem mais longevo da história dos jogos de luta.
Chun-Li
Primeira personagem mulher jogável a aparecer nos jogos de luta. Chun-Li estreou em Street Fighter II (1991). Foi a primeira personagem feminina jogável a aparecer em um jogo de luta para ganhar reconhecimento popular.
Chun Li teve o pai morto por Bison. Daí que sua motivação no torneio é vingar a morte do querido pai. A lutadora domina as formas marciais chinesas. Veste uma roupa azul, de acrobata. O cabelo é preso em tranças. Tem dos braceletes com esporões, que a ajudam no equilíbrio quando realiza suas manobras aéreas, um de seus pontos fortes. Outro golpe poderoso é o seu chute giratório, quando ela, de cabeça para baixo avança sobre o rival.
Ken
Criado para ser o rival de Ryu, Ken Masters segue uma personalidade no estilo bad boy americano. O personagem chegou à franquia como o principal personagem do Ocidente, e conta com o seu golpe característico, o Shoryuken, um soco de baixo para cima. Ele veio à jogo para rivalizar com Ryu. Ele se casa com Eliza, uma lutadora de kimono vermelho, e cabelo loiro platinado. Quem já virou o jogo, sabe que eles se reencontram após a luta e terminam juntos.
Ken foi praticar artes marciais desde cedo, no Japão. Lá, conheceu Ryu. Ambos partiram pelo mundo em busca de adversários. Ken tem os mesmos golpes de Ryu, com a particularidade que seu golpe do dragão ser um pouco mais potente, pois avança sobre o adversário. Sua roupa é vermelha. Luta também de pés descalços. Seu cenário é uma baía, onde o barco ao fundo podemos ler Capcom, a criadora da franquia. Ele luta de cabelos soltos, pois deu a faixa que usava no primeiro jogo - vermelha - para Ryu.
Sagat
Com uma pose de luta sagaz, o personagem de mais de dois metros de altura é conhecido como o "Deus do Muay Thai". Seu principal golpe é Tigger Uppercut, um hitbox vertical insano.
Guile
Símbolo militar do jogo, Guile luta em uma base aérea nos Estados Unidos. Seu golpe principal é o Sonic Boom, no qual o personagem dispara um grande projétil de energia na direção do inimigo. uta em uma base aérea dos Estados Unidos. Seus golpes são embalados por uma trilha roqueira. O capitão usa um cabelo estilo moicano, calças camufladas, regata verde. Entre seus golpes estão as piruetas, a rasteira dupla e o soco girando o corpo. Guile faz parte dos Boinas Verdes, sendo especialista em combate corpo a corpo. Sua missão é derrotar Bison, vingar a morte do amigo Charlie destruindo a Shadaloo. E tem a mania de ajeitar o cabelo e flexionar os músculos após derrotar o adversário.
M.Bison
Introduzido em Street Fighter II, o personagem é um dos principais vilões do jogo. O antagonista da série é conhecido pela luta final, que passou na série de animação do jogo, foi o ditador derrotado pelo poderoso Hadouken de Ryu.
Vega
Também conhecido como Claw, o lutador espanhol utiliza uma máscara e têm garras, que o propõe um estilo de luta pessoa que combina as touradas de seu país natal combinado com um ninjutsu (golpe de guerrilha utilizado por ninjas).
Dhalsim
O indiano, inspirado na divindade hindu Ganesha, utiliza um colar de caveiras. Elefantes compõem o cenário. Magrelo, o indiano cospe bolas de fogo "yoga fire" e estica braços e pernas para atingir o oponente.
E. Honda
Lutador de sumô, transformou sua casa numa casa típica de banho do Japão e bem no centro montou o tradicional campo de batalha de sumô. Com o rosto pintado, Honda, de movimentos lentos, mas com grande potência, tinha no seu golpe usando a mão em alta velocidade - o som característico - "huhuhuhuh"- podia derrotar o adversário em segundos.
Blanka
Blanka, o homem-fera, é o lutador brasileiro dentro do torneio. Isso o transformou num ícone no país. O monstro de pele verde e cabelos laranja tem a selva amazônica como cenário. Seus poderes - ondas de choque emitidas pelo corpo e mordida no rosto - têm grande força destrutiva. O "rolinho" como ficou apelidado aqui no Brasil era outra manobra que incomodava quando Blanka acertava em cheio. Sua origem é nebulosa. Sabe-se que ele caiu na selva ainda pequeno após um acidente de avião. Cresceu e aprendeu a técnica da capoeira e a se movimentar conforme os animais da floresta. Seu objetivo é reencontrar algum parente. Por isso, quando terminamos o jogo - derrotamos M.Bison usando Blanka - aparece sua mãe e ambos choram emocionados por se reencontrarem depois de tantos anos. Ele usa um jeans rasgado.
Zangief
O personagem luta pela pátria russa. Seu local de combate é uma antiga refinaria de petróleo. Ele conhece a luta-livre. É amigo do ex-presidente russo Mikhail Gorbatchov, no final eles, juntos, fazem um número da clássica dança russa Trepak. Ele veste calção e botas de luta-livre de cor vermelha. Possui cicatrizes no corpo. Tem uma força bruta, é corpulento e nada amigável.
Edições de Street Fighter e consoles no Brasil
O Street Fighter VI será o próximo jogo da famosa franquia de videogames. O lançamento está previsto para 2023. Segundo a Capcom, um dos objetivos da empresa é atrair novos usuários que não costumam jogar o tradicional game que iniciou lá na época das casas de fliperama.
A opção "controle moderno" será incluída no sistema com este intuito. Mas a principal notícia é que dois novos personagens entrarão na franquia: Juri e Kimberly.
O projeto do primeiro Street Fighter foi concluído em 1987, pela Capcom. Lançado inicialmente para fliperamas, o pioneiro na série de videogame não emplacou como as outras produções seguintes.
No entanto, atualmente, com o sucesso da franquia, o jogo está disponível para os aparelhos mais modernos, como Playstation 4, Xbox One, e nas versões anteriores de ambos. Além disso, também é possível jogar no Nintendo Switch e nos computadores, através do Microsoft Windows.
As outras edições do jogo de sucesso do fliperama e outros videogames também estão disponíveis nos consoles de última geração, à exceção do PlayStation 5, no qual apenas o 5º e 6º jogo da franquia estão disponível para compra.
Street Fighter II - The World Warrior
Foi lançado em 1991 para os fliperamas, e também foi disponibilizado para os consoles posteriormente. Foi esse jogo que alavancou o sucesso da franquia que completa 35 anos em 2022.
Street Fighter III-3rd Strike
A terceira versão chegou aos fliperamas em 1999, com a novidade de diversos personagens integrados as opções de lutadores. Foi o último jogo da franquia a utilizar um visual 2D.
Street Fighter IV
Depois de alguns jogos à parte da contagem numérica padrão, essa versão foi lançada, em 2008, para Xbox 360, PlayStation 3 e computadores. Na época, o Nintendo já era considerado ultrapassado para muitos especialistas em jogos eletrônicos, mas a conversão para os consoles da empresa tiveram bons resultados.
Street Fighter V-Champion Edition
Lançado em 2020 para PlayStation 4 e computadores, chamou a atenção pelo modo história à parte das lutas, no qual os jogadores podem selecionar os personagens para utilizar nos confrontos.
* Colaborou: Nikolas Mondadori