Desde segunda-feira (16), os brasileiros têm vivenciado um recorde de temperaturas mínimas e sentindo o frio de maneira mais intensa, incluindo nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. Entretanto, a razão para isso é uma massa de ar de origem polar que atua na retaguarda de uma frente fria, e não o afastamento da Terra em relação ao Sol, conforme alguns textos com informações falsas que estão repercutindo na internet.
Uma publicação que circula nas redes sociais afirma que o “fenômeno afélio”, quando a Terra está mais distante do Sol, estaria prestes a começar, e que o evento teria como consequência baixas temperaturas e impacto negativo na saúde humana, por provocar doenças como gripe. De acordo com a AFP, as informações, entretanto, não procedem.
O afélio é o ponto de órbita em que a Terra está o mais distante possível do Sol. Esse evento acontecerá no dia 4 de julho, às 7h10 UTC (4h10 em Brasília), e a distância entre o planeta e a estrela será de 152 milhões quilômetros e atinge a menor velocidade do ano.
O afélio é o evento contrário ao periélio, quando a Terra está mais próxima do Sol. Este ano, o fenômeno aconteceu no dia 4 de janeiro, e nesse dia o Sol estava em seu maior tamanho aparente. Mas, de acordo com a Nasa, a mudança é difícil de notar. O diâmetro aparente entre o periélio e o afélio é de pouco mais de 3%. Assim, a variação é mínima.
Além disso, a distância do Sol não determina as estações. Essas são governados pela inclinação do eixo de rotação da Terra. À AFP, Andrea Sánchez, doutora em astronomia pela Universidade da República, no Uruguai, explicou que o fenômeno não tem “absolutamente nenhuma” relação com o clima, nem com consequências prejudiciais para a saúde humana.
De acordo com Sánchez, a mudança das temperaturas durante as estações do ano se deve ao fato de que o eixo de rotação da Terra é inclinado e “isso determina que em uma determinada estação o Hemisfério Sul receba mais radiação solar, e em outra, o Hemisfério Norte”. No entanto, segundo a pesquisadora, há mais fatores que afetam a variação do clima e não só a distância entre a Terra e o Sol.