O último teste do foguete gigante da Nasa para ir à Lua, o SLS (Space Launch System), foi adiado para permitir o lançamento de um foguete SpaceX, anunciou a Agência Espacial Norte-Americana nesta terça-feira (5).
O ensaio geral para o SLS, que tem 98 metros de altura, e o lançamento do foguete SpaceX estavam programados para o mesmo horário, na última sexta-feira, em Cabo Canaveral, na Flórida. Um na plataforma 39B e outro, da plataforma 39A, no Kennedy Space Center.
O teste do foguete lunar começará logo após o lançamento da SpaceX, previsto para a próxima sexta-feira, dia 8. Chamada de Ax-1, a missão será a primeira missão de astronautas totalmente privada à Estação Espacial Internacional (ISS). Três empresários e um ex-astronauta estarão a bordo da cápsula Crew Dragon do foguete Falcon 9.
Já p SLS, antes de sua partida para a Lua, prevista para o final deste ano, terá de ter todas as etapas para o lançamento ensaiadas, desde o abastecimento dos tanques até a contagem regressiva, que será interrompida logo antes da partida dos motores.
O teste que começou na sexta-feira passada estava programado para terminar no domingo, mas as equipes da Nasa encontraram "uma grande variedade de desafios técnicos" e problemas climáticos no sábado, explicou Mike Sarafin, gerente do programa Artemis da Nasa para o retorno à Lua.
A Artemis 1 não terá um astronauta a bordo, mas traçará o curso do programa Artemis, que deve permitir que os Estados Unidos levem novamente humanos à Lua, incluindo a primeira mulher e a primeira pessoa negra.
Será a primeira oportunidade de voo para o SLS. Ele impulsionará a cápsula Orion para a Lua, onde será lançada na órbita antes de retornar à Terra.