Chuva de meteoros Líridas, aglomeração planetária, lua rosa e explosão dupla de meteoros foram apenas alguns dos fenômenos astronômicos já registrados nos primeiros quatro meses de 2022. Entretanto, o ano ainda reserva diversos outros eventos no céu, sendo que vários são possíveis de observar daqui da Terra.
É o caso do eclipse afélio, ponto de órbita em que a Terra está o mais distante possível do Sol. Esse evento acontecerá no dia 4 de julho, às 7h10 UTC (4h10 em Brasília), e a distância entre o planeta e a estrela será de 152 milhões quilômetros e atinge a menor velocidade do ano. O afélio é o evento contrário ao periélio, quando a Terra está mais próxima do Sol. O fenômeno aconteceu no dia 4 de janeiro.
A Lua também será protagonista dos eventos astronômicos por meio da superlua, que acontecerá três vezes este ano. A primeira delas será no dia 14 de junho, e o episódio se repete em 13 de julho e 12 de agosto. A superlua caracteriza-se por uma lua visivelmente maior e mais brilhante do que o comum. Isso acontece durante a lua cheia, próxima do perigeu, nome dado à posição mais próxima que a Lua chega da Terra.
No dia 24 de junho, encerra-se o evento de aglomeração planetária que teve o início no final do verão. Neste dia, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno estarão alinhados no céu, sendo possível observá-los a olho nu. Para completar, a Lua estará em sua fase crescente, alinhada entre Vênus e Marte. O raro alinhamento poderá ser visto por completo no amanhecer do dia.
Outro fenômeno é o eclipse solar parcial, previsto para o dia 25 de outubro, mas que será possível ver somente do Leste da Europa, da Ásia e da África. Este será o segundo eclipse solar parcial do ano, visto que no dia 30 de abril o fenômeno pode ser observado do Brasil. Da mesma forma, em maio, foi a vez do eclipse lunar total, que aconteceu no dia 16. O mesmo fenômeno acontece no segundo semestre do ano, no dia 8 de novembro. Mas desta vez, sem chances de ser visto da América do Sul.
Chuva de meteoros
De acordo com o jornal The New York Times, serão diversas as chuvas de meteoros que irão acontecer em 2022. Confira o calendário:
- Tau Herculídeas: potencialmente ativa do final de maio ao início de junho. Noites de pico: possivelmente de 29 a 31 de maio;
- Delta Aquáridas: ativa de 18 de julho a 21 de agosto. Noite de pico: 29 a 30 de julho;
- Perseidas: ativa de 14 de julho a 1º de setembro. Noite de pico: 11 a 12 de agosto;
- Orionídas: ativa de 26 de setembro a 22 de novembro. Noite de pico: 20 a 21 de outubro;
- Leônidas: ativo de 3 de novembro a 2 de dezembro. Noite de pico: 17 a 18 de novembro;
- Geminídas: ativa de 4 a 17 de dezembro. Noite de pico: 13 a 14 de dezembro;
- Ursidas: ativa de 17 a 26 de dezembro. Noite de pico: 22 a 23 de dezembro.
Além dessas, a chuva Eta Aquáridas está ativa de 15 de abril até o próximo sábado (28).