Decolou, às 12h17min desta sexta-feira (8), a primeira missão totalmente privada à Estação Espacial Internacional (ISS), com a presença de quatro tripulantes e sem oficiais da ativa. A equipe decolou a bordo da cápsula Crew Dragon do foguete Falcon 9, da SpiceX. Eles participam de uma missão da Axiom Space chamada de Ax-1. O lançamento está marcado para 12h17min, horário de Brasília.
Dos quatro, um já foi astronauta da Nasa: Michael López-Alegría. Os outros são clientes pagantes. O magnata imobiliário e piloto acrobático Larry Connor será piloto. Como especialistas da missão, o empresário de música e sustentabilidade Mark Pathy e o investidor e ex-piloto da Força Aérea de Israel Eytan Stibbe. Os tripulantes vão viajar por 10 dias, sendo oito no laboratório orbital da ISS.
Para chegar lá, é preciso atingir altitude de aproximadamente 400km. O lançamento estava previsto para o começo da semana, mas foi adiado pela Nasa.
Mesmo sendo pagantes, todos os tripulantes podem ser nomeados astronautas, já que executarão missões ligadas com pesquisas científicas. A Ax-1 é o primeiro passo da Axiom Space, empresa de Elon Musk, para a construção da primeira estação espacial privada.