Pessoas ligadas ao Facebook afirmaram que a gigante das redes sociais pretende deixar mais explícito seu controle sobre o Instagram e WhatsApp. A companhia pretende adicionar seu nome em ambos os aplicativos, segundo relato de fontes anônimas ao site de notícias norte-americano The Information.
Credita-se essa mudança no layout das aplicações a um desejo de Mark Zuckerberg: fazer o crescimento da rede de compartilhamento de fotos e de mensagens instantâneas ser dividido com a empresa-mãe.
Conforme o website, Bertie Thomson, porta-voz do Facebook, confirmou a mudança de marca para Instagram e WhatsApp. Em comunicado ao The Information, ela disse que a gigante deseja "ser mais clara sobre os produtos e serviços que fazem parte do Facebook".
Com a alteração, a marca Facebook ficará visível dentro dos aplicativos. A expectativa é de que os usuários a vejam isso quando fizerem login, por exemplo. O primeiro sinal desta proposta de unificação foi percebida ano passado, quando os co-fundadores do WhatsApp e do Instagram saíram da companhia, e Zuckerberg substituiu-os por executivos antigos do Facebook.
Além deste movimento, o site informou que os funcionários responsáveis pelo recurso de mensagens do Instagram, agora, se reportam à equipe do aplicativo Messenger do Facebook. Ainda segundo o The Information, Thomson se recusou a comentar essa mudança.
Investigações nos EUA em andamento
Recentemente, o Facebook confirmou que está sob investigação antitruste da Comissão Federal de Comércio dos EUA. Relatórios do The Wall Street Journal e da Bloomberg, site especializado em tecnologia, apontaram que o foco das investigações são as aquisições da rede social.
O objetivo é entender se estas compras sufocam ou não a concorrência no setor de marketing online. O Departamento de Justiça americano também relatou que está iniciando uma ampla investigação antitruste de grandes empresas de tecnologia.
Vale lembra que o Facebook adquiriu o Instagram por US$ 1 bilhão, em 2012, e que abocanhou o WhatsApp por US$ 22 bilhões dois anos depois. Ambos os aplicativos têm mais de 1 bilhão de usuários e especula-se que o Instagram valha mais de US$ 100 bilhões se fosse uma empresa autônoma.