O Facebook assumiu nesta sexta-feira que errou mais uma vez na contagem de audiência de conteúdos publicados na rede social. De acordo com a empresa liderada por Mark Zuckerberg, as métricas para artigos do Instant Articles informadas para algumas empresas jornalísticas estavam erradas. As falhas teriam sido causadas devido a recentes atualizações de software.
Os dados afetados correspondem à audiência proveniente de acessos por meio do iPhone entre 20 de setembro e 30 de novembro – o tráfego de aparelhos Android e tablets não teriam sido afetados, disse a empresa.
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As empresas que publicam por meio do Instant Articles são remuneradas pelo Facebook de acordo com a audiência das postagens – e várias delas tiveram acesso a informações de audiência com erro de até 10% para menos. O Facebook, no entanto, nega que o erro tenha afetado a receita paga às empresas no período. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.
Esta seria a quarta vez que o Facebook erra em métricas, conforme informação do The Wall Street Journal. Entre os sites afetados pelo erro estão o The Washington Post, BuzzFeed e Variety. O Facebook não revelou, até o momento, se veículos de comunicação brasileiros foram afetados pela falha. O Instant Articles, desenvolvido pelo Facebook, chegou ao Brasil em dezembro de 2015.