Um assalto praticado em Porto Alegre levou à prisão de um dos assaltantes por meio de um software instalado no computador da vítima. Um notebook comprado recentemente pela mulher abordada por dois homens na Avenida Tulio de Rose foi levado na ação.
Alguns dias depois do assalto, um dos assaltantes quebrou a senha e começou a usar o computador para entrar no Facebook. O equipamento começou a disparar fotos, que iam direto para o e-mail da vítima. Ele foi preso.
O que é a seção ZH Explica
Leia outras reportagens do ZH Explica
Há diversos aplicativos disponíveis para facilitar a recuperação de um notebook, smartphone ou tablet roubado ou perdido, bem como para bloquear informações. Travar o aparelho à distância, localizá-lo, emitir um alarme mesmo ele estando no modo silencioso, receber um e-mail com a localização do seu aparelho junto com uma foto de quem estiver com ele, informar a troca de chip, bloquear a desinstalação do aplicativo antifurto e ocultá-lo da lista de aplicativos são algumas das funções oferecidas pelas opções disponíveis - algumas são gratuitas, outras têm funções pagas, e outras são totalmente pagas.
- Cada um tem um tutorial diferente para a instalação e uso. É bom pesquisar as funcionalidades antes de se instalar, de acordo com o que se busca - conta Avelino Zorzo, professor da faculdade de Informática da PUCRS, líder do grupo de pesquisa em Confiabilidade e Segurança de Sistemas.
De um modo geral, é preciso baixar o aplicativo, instalá-lo, cadastrar dados pessoais no sistema. Se perde, é furtado ou roubado, o proprietário usa outra máquina, que tem um programa específico ou um navegador para acessar um site, que manda comandos para o objeto roubado. É esse site ou programa que tem o software que interage com o aplicativo do equipamento furtado.
Prey Project, Cerberus, iHound, UnderCover, Android Lost, Antifurto Droid, Lookout Antivirus & Segurança, SIM Checker Lite são opções disponíveis (algumas rodam em mais de um sistema).
- O Prey Project, por exemplo, tem a funcionalidade de capturar a tela para ver o que o usuário está acessando e também de mandar comandos para tirar fotos com a webcam, mesmo que ela não esteja em uso - conta Zorzo.
Os equipamentos da Apple contam com o FindMyiPhone, que é gratuito. Pra usá-lo, é preciso, primeiro, criar uma conta no iCloud.com. O professor da PUCRS tem computadores Apple e, pelo FindMyiPhone, que só funciona nesse sistema e é grátis, consegue identificar onde estão seus equipamentos.
- Independente do tipo de equipamento, se é tablet, notebook ou smartphone, é preciso, para poder rastrear, que ele esteja ligado e conectado a alguma rede.
Para celulares com o sistema operacional da Microsoft, é necessário acessar o site do Windows Phone com a sua Microsoft ID para localizar o telefone. O sistema operacional da Microsoft permite a localização, desde que o rastreamento do aparelho esteja ativo.
Há, ainda, aplicativos que protegem de vírus e malwares que possuem a função de rastreamento, gratuitamente, como o ESET Mobile Security e o Norton Antivirus & Security. Mas, para evitar qualquer dor de cabeça, vale a recomendação mais básica é: tenha cuidado ao usar smartphones, tablets e notebooks em lugares públicos e movimentados.
Gratuitos
FindMyiPhone - iOS
Windows Phone - Windows
SIM Checker Lite - Android
Norton Antivirus & Security - Android
Antifurto Droid - Android
Android Lost - Android
Misto
iHound - pago para iOS e com período experimental gratuito para Android
ESET Mobile Security - Funciona em smartphone e PocketPC, compatível com Windows Mobile, Sistema operacional Symbian e Android (clique aqui para ver compatibilidade). Tem período de uso gratuito.
Prey Project - Compatível com Windows, Linux, Mac e Android. A modalidade gratuita permite que sejam adicionados até três equipamentos para o monitoramento.
Cerberus - funciona em sistema Android. Depois de instalado, você pode utilizá-lo sem custos por uma semana.
UnderCover - para computadores Mac. Uso gratuito por prazo limitado
*Zero Hora