A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) realizou na manhã desta sexta-feira (8), a Operação Químico, em Santa Maria, na Região Central. Os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão em um apartamento na Rua Venâncio Aires, na zona central da cidade.
No local, os policiais encontraram o que acreditam ser um laboratório para fabricação de drogas sintéticas. Um jovem de 22 anos foi preso por suspeita de tráfico de drogas.
Segundo o delegado André Diefenbach, o detido se identificou como estudante de engenharia química.
A investigação começou após uma denúncia, há três meses, apontando a residência do estudante como um possível local de produção e tráfico de entorpecentes.
Na operação desta sexta foi apreendida, no apartamento, uma estufa com cerca de 2m de altura, grande quantidade de materiais de prensagem e equipamentos que seriam destinados à produção de drogas.
Segundo o delegado Diefenbach, o jovem preso confessou que produzia cerca de 5 mil comprimidos de ecstasy por dia. Conforme o delegado, o jovem não tinha antecedentes criminais e veio de uma cidade do Litoral Norte para estudar em Santa Maria. O nome dele não foi divulgado.
O possível envolvimento de uma mulher, que mora no mesmo imóvel, ainda é investigado. Ela não foi encontrada no local quando o mandado foi cumprido.
Produção: Gabriel Dias