O Ministério Público (MP), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), prendeu na tarde de quinta-feira (14) um homem que estava foragido após ser condenado por homicídio qualificado, em 2019.
O criminoso, que não teve o nome e a idade divulgada pelo MP, foi preso na Zona Sul da Capital. Ele estava na Vila Cruzeiro quando foi localizado por agentes e tentou fugir. Após a perseguição, ele foi encurralado e preso.
O criminoso havia sido condenado em 2019, ao lado de outros réus, por envolvimento na morte e a destruição do cadáver de dois homens. Um deles era um preso que estava foragido na época. O crime ocorreu em 2001.
O homem capturado é comparsa do ex-policial civil, Roberto Santos Mendes, de 53 anos, preso em Gravataí no mês passado pelo mesmo crime. Conforme a denúncia do Ministério Público, eles e outros réus extorquiam dinheiro e veículos de um apenado e de sua família.
Em troca dos valores, prometeram não prender o homem, que estava foragido, e ainda devolveriam bens que haviam sido apreendidos.
A denúncia do Ministério Público aponta que o homem que vinha sendo extorquido foi carbonizado dentro de um carro e o outro foi morto com um tiro no pescoço.