A 3ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, descobriu que três roubos de veículos ocorridos recentemente na cidade foram forjados. Conforme a investigação, as pessoas envolvidas na fraude pretendiam aplicar o "Golpe do Seguro" para obter indenizações das seguradoras. Dois dos falsos roubos teriam acontecido no bairro Canudos e o terceiro no bairro Roselândia.
Conforme o delegado Alexandre Quintão, a primeira falsa ocorrência identificada foi registrada por uma mulher que disse que seu carro foi levado no último domingo (15). Ela chegou a dizer que estava abalada, que estava tomando remédios depois do trauma sofrido.
Durante a investigação, os policiais descobriram que nenhum carro havia saído da casa naquele dia. Por meio de imagens de câmeras de segurança, a polícia apurou que o carro foi levado na sexta-feira (13), por dois homens em uma motocicleta vermelha. Em depoimento, a mulher confessou que registrou uma ocorrência falsa para receber o seguro.
Um segundo roubo foi registrado como se tivesse ocorrido na Estrada Santuário das Mães, mas da mesma forma foi comprovado que o carro não estava lá e o motorista confessou o crime. Ele alegou que o veículo estava com um grave problema no motor.
Já um roubo, que aconteceu antes desses dois, em 12 de outubro, foi descoberto a partir das coincidências com os falsos registros. Conforme a ocorrência, o crime teria sido cometido por dois homens em uma moto vermelha, mesma descrição das outras falsas vítimas. Ele também confessou ao ser confrontado na Delegacia de Polícia.
A Polícia Civil segue apurando se outros casos não aconteceram e tenta identificar os demais envolvidos.
— Tais crimes trazem enormes prejuízos ao trabalho das polícias, às seguradoras e ao próprio cidadão em geral que tem que pagar ainda mais caro pelo seguro de seu veículo, inflacionado por atitudes como esta, que impactam também nos indicadores criminais da cidade e do Estado — conclui o delegado.
Os investigados podem responder por estelionato, organização criminosa e falsa comunicação de ocorrência.