Um dos cinco mortos em confronto com a Brigada Militar na zona sul de Porto Alegre, na tarde de quarta-feira (19), era investigado por envolvimento no ataque que deixou dois mortos e seis feridos na pista da skate da orla do Guaíba, no início de junho. A BM e a Polícia Civil ainda não confirmaram a identidade dele.
Os confrontos da tarde passada começaram na região conhecida como Alameda do Sorriso, no bairro Nonoai. Conforme a BM, os envolvidos seriam ligados a uma facção com base na zona leste da Capital e estariam indo atacar membros de outro grupo, baseado na Vila Cruzeiro.
Segundo o capitão Ademir Henz, subcomandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, eles queriam retomar o controle da região. A BM recebeu a informação de que um atentado poderia ocorrer, reforçou o policiamento no bairro e acabou se deparando com os executores.
Por volta das 15h ocorreu o primeiro confronto, quando três pessoas foram baleadas na Alameda do Sorriso e morreram em atendimento no Hospital de Pronto Socorro. Depois, outra equipe da BM entrou em confronto com outro grupo, já no Beco da Pedreira, no bairro Cristal. Duas pessoas foram presas, e outras duas baleadas, que também morreram no hospital.
Dos cinco mortos, três eram adolescentes, com idades entre 15 e 16 anos.
Na ação, quatro pessoas foram presas e 12 armas, apreendidas. Ainda há cerco na região em busca de um homem que fugiu da abordagem e pode estar abrigado em uma casa do bairro.